quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Hidrocabonetos



Como o próprio nome já diz, os hidrocarbonetos são compostos formados apenas por átomos de hidrogênio e carbono. São substâncias apolares e consequentemente não conduzem corrente elétrica, além de serem os compostos mais simples da Química Orgânica.
Sempre ouvimos bastante a respeito dos combustíveis, no Brasil temos na história recente a exploração da camada do pré-sal e esta classe de compostos está muito presente nesse assunto. Os hidrocarbonetos são os principais constituintes do petróleo que é formado a partir da deposição de matéria orgânica no fundo de mares e lagos e da sedimentação desse material sob altas pressões e temperaturas. O petróleo pode ter em sua composição hidrocarbonetos cujas moléculas possuem trinta carbonos ou mais.
Outro fato importante e que envolve estes compostos é a octanagem da gasolina  que quanto maior for, maior será a resistência a detonação. O que significa que a gasolina com maior octanagem tende a proporcionar um melhor aproveitamento pelo motor da energia proveniente deste combustível. Quimicamente falando, a cadeia carbônica será maior e consequentemente gerará mais energia ao entrar em combustão.
As principais propriedades físicas desses compostos são:
  • Insolubilidade em água e solubilidade em solventes orgânicos apolares;
  • Todos os alcanos tem densidade menor que 1,0 g/mL portanto flutuam na água;
  • Os alcanos não apresentem cor, odor e sabor;
  • Os compostos com até 5 átomos de carbonos estão no estado gasoso à temperatura ambiente;
  • Os compostos com de 5 a 17 átomos de carbonos são líquidos à temperatura ambiente;
  • Compostos que apresentam mais de 17 átomos de carbonos possuem forma de cera, ou seja, são sólidos.
Resultado de imagem para hidrocarbonetos resumo
Conforme o tipo de ligações existentes entre os átomos de carbono eles podem ser classificados em: alcanos, alcenos, alcinos alcadienos, cicloalcanos e aromáticos. Lembrando que as duplas ou triplas ligações também podem ser chamadas de insaturações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário